CAXIAS DO SUL / RS: 54 3536 0174 54 9 8143 5574

Análise dimensional e sua importância no desenvolvimento de produtos.

Esse artigo introduz o que é a análise dimensional, enuncia suas finalidades e explica como é feita.

A análise dimensional das primeiras peças produzidas é essencial para garantir que o processo de manufatura produza com segurança o que é pretendido e normalmente faz parte os requisitos de compra e controle de projeto.

Ao verificar os produtos logo do início da produção, os problemas e defeitos encontrados podem ser corrigidos logo no início do processo, ao invés de somente quando todos os bens foram produzidos. Isto evita a situação em que a fábrica pode ter de reproduzir todos os produtos inspecionados no fim da produção.

De modo geral, a Inspeção de Primeiro Artigo (FAI) ou Controle de Qualidade Inicial é realizada em amostra aleatória de três partes do primeiro lote fornecido ao comprador.

Finalidades da inspeção do ponto de vista do fabricante:

Finalidades da inspeção do ponto de vista do usuário e comprador:

A análise digital apresentada neste relatório fornece medições mais detalhadas comparando dois tipos de dados diferentes: Arquivo nominal (Nominal data) e Amostra digitalizada (Scan data). Considerando que os dados nominais são o arquivo CAD com geometria e valores ideais e os dados de digitalização provêm a partir de uma peça física.

Para que a comparação simule a realidade é realizado o alinhamento do RPS (Reference Point System - Sistema de Ponto de Referência), tem por finalidade garantir que as referências dimensionais sejam idênticas em todas as fases do processo inspeção. Através da restrição dos 6 graus de liberdade, que são as possibilidades de movimento de um corpo no espaço (3,2,1), tanto para o dimensionamento, quanto para a fabricação e controle de peças unitárias e conjuntos, melhorando assim a qualidade de nossos produtos.

A comparação da amostra digitalizada e o arquivo nominal CAD 3D, são calculados projetando vetores normais à todas as faces dos elementos finitos  até a superfície nos dados nominais. O valor da distância entre os dados, o desvio, é exibido usando o mapeamento de cores. Tornando a visualização do fluxo de desvio negativo e positivo em toda a parte mais intuitiva.

Os padrões de aprovação podem se especificados por normas regulamentadoras.

#scan3dreversa

Scan3D Análise Dimensional Caxias do Sul;

Scan3D Análise Dimensional Rio Grande do Sul;

Scan3D Análise Dimensional Brasil;

Compartilhar: