CAXIAS DO SUL / RS: 54 3536 0174 54 9 8143 5574

Medições e Inspeção Dimensional aplicadas no processo de PPAP.

O que é PPAP? PPAP é o Processo de Aprovação de Peça de Produção.

 

Este é um processo padronizado em que algumas indústrias incorporam ao seu fluxo de produção, para ajudar na comunicação interna e externa entre as partes envolvidas no processo, sendo fabricantes e fornecedores, resultando na aprovação de projetos e processos de produção, antes, durante e depois da sua fabricação.

Uma das etapas que contemplam o PPAP é a Análise Dimensional, também chamada de Inspeção Dimensional. Esta etapa consiste em analisar o dimensional das peças produzidas e verificar se estas estão de acordo com o projeto.

 

Antes de descrever algumas formas de análise dimensional, informamos a descrição do significado GD&T:

 GD&T: “Geometric dimensioning and tolerancing”, traduzido ao português “Dimensionamento e Tolerância Geométrica”.

É um sistema para definir e comunicar tolerâncias de engenharia, onde é utilizada linguagem simbólica aplicada a desenhos 2D’s e 3D’s, para descrever a geometria permitida em uma determinada peça.

 

O termo análise dimensional (ou inspeção dimensional) abrange diversas técnicas e processos de medição, sendo algumas delas descritos abaixo:

Análise Dimensional 2D / GD&T: Inspeção do item através do referenciamento pelo desenho 2D. Execução pode ser efetuada por braço tridimensional (Handy Probe) ou scanner a laser.

Análise Dimensional através do comparativo 3D / GD&T: Sobreposição do arquivo de digitalização com o modelo matemático. Execução por scanner a laser.

Metodologia de trabalho Scan3D:

Os tópicos descritos neste artigo são executados com excelência pela Scan3D. Abaixo uma pequena informação sobre nossa sistemática de analises:

A análise dimensional é realizada em um software dedicado, aplicando-se as tolerâncias de acordo com as normas pré-estabelecidas pelo cliente. O trabalho é executado por técnico especializado em análise dimensional, digitalização a laser (utilizando MetraScan ou ExaScan) e/ou e ou medição com braço tridimensional, o qual utiliza diversas ferramentas em tempo real que avaliam o desvio da peça com o seu projeto.

 

Compartilhar: